sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAHIA GANHA NOVO ATLAS DE ROCHAS ORNAMENTAIS

Redação - 01/06/2022 15:55

Com o objetivo de disseminar à sociedade o conhecimento sobre a geodiversidade de tipos de rochas originários do território baiano, o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), lançou nesta terça-feira (31), no Museu Geológico da Bahia, o “Atlas de Rochas Ornamentais do Estado da Bahia” – documento que lista os 118 tipos de rochas ornamentais do estado.

O trabalho representa parte do esforço conjunto dos governos federal e estadual em fomentar o segmento de rochas ornamentais. O Atlas foi elaborado com o apoio técnico de uma equipe multidisciplinar – geólogo, economista e arquiteta – e apresenta 118 tipos de materiais pétreos extraídos, até março de 2020, no estado da Bahia.

Além de servir como ferramenta de divulgação das rochas ornamentais, o Atlas destaca a vocação geológica da Bahia para a exploração mineral – tanto de rochas mais comuns quanto das mais exóticas, com destaque para os quartzitos verdes, azuis, xistos.

Conforme os dados disponibilizados pelos produtores, as rochas são representadas por imagens e grande parte delas traz os seus respectivos dados tecnológicos, descrições petrográficas e município produtor. O trabalho constitui-se, portanto, em uma compilação de dados, majoritariamente cedidos pelas próprias empresas produtoras.

 

Foto: Ascom/SDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.