Em sua 28ª edição, o Prêmio Braskem de Teatro elege os destaques das artes cênicas baianas nesta quarta-feira (18), a partir das 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves.
Dirigido por Gil Vicente Tavares, o espetáculo da cerimônia de premiação contará com uma homenagem ao centenário do dramaturgo baiano Dias Gomes.
“Revisitar a história de Dias Gomes, que é muito conhecido pelas telenovelas, mas que era um homem preponderantemente de teatro, será como se ele estivesse no palco abençoando os premiados. Será um momento muito marcante!”, pontua o diretor, que também esteve à frente da última cerimônia, realizada em 2020 e exibida online.
“Esse espetáculo marca o meu retorno ao palco principal do TCA após a pandemia. Será uma alegria muito grande, não só para mim, mas para todos os artistas, que terão a oportunidade de estar juntos celebrando os grandes trabalhos que foram produzidos nesses dois anos”, acrescenta.
Nesta edição, a comissão julgadora do Braskem é formada pelo dramaturgo, roteirista, ator e apresentador de TV Aldri Anunciação; a pós-doutora em artes cênicas e professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia Alexandra Dumas; o ator-performer, autor, diretor, professor e produtor Fabio Vidal; o artista, pesquisador e curador Felipe Assis e a produtora e gestora cultural Virginia Da Rin.
Eles analisaram 80 espetáculos adultos, 22 infantojuvenis e 25 performances inéditas produzidas por grupos baianos entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, que tiveram exibição online.
A premiação conta com as categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação, Performance Artística e Categoria Especial. Os vencedores de Espetáculo Adulto e Infantojuvenil vão receber R$ 30 mil, cada, e os demais ganham R$ 5 mil, cada, além do troféu.
Foto: Nathalia Miranda – Divulgação