segunda, 22 de julho de 2024
Euro 6.114 Dólar 5.6094

GRANDES ARTISTAS BAIANOS GANHAM RECONHECIMENTO DO ESTADO COM A COMENDA 2 DE JULHO

Douglas Santana - 16/08/2023 12:59 - Atualizado 16/08/2023

Considerada a mais importante honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a Comenda 2 de Julho tem reconhecido grandes artistas baianos que possuem significativa relevância cultural para o Estado. Após premiar ex-governadores, o cantor Bell Marques será homenageado com a Comenda nesta quinta (17), às 10h.

A sessão especial será no Plenário Orlando Spínola, proposta pelo deputado estadual Marcinho Oliveira (UB). Recentemente, a AL-BA concedeu a Comenda 2 de Julho para outro grande nome baiano da música brasileira: Carlinhos Brown.

Outro baiano que poderá ser homenageado, é o poeta José Carlos Capinam. A homenagem ao artista, nascido em Esplanada, no nordeste do estado, foi uma proposta da deputada estadual Maria del Carmen (PT), que também recebeu a Comenda recentemente. O pedido foi publicado no Diário Oficial da Casa, nesta quarta (16).

De acordo com a parlamentar, a homenagem a Capinam se justifica pela contribuição dada por ele para o desenvolvimento da cultura e musicalidade da Bahia e do Brasil, além da defesa incessante da democracia no país.

Capinam, tem 82 anos de idade, é poeta formado ideologicamente no antigo Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Salvador, cidade para onde se mudou em 1960, quando passou a cursar direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Entre suas mais famosas composições, estão “Ponteio”, parceria com o músico Edu Lobo que terminou vencedora do III Festival de Música Popular Brasileira; “Soy Loco Por Ti América”, homenagem ao revolucionário socialista Ernesto Che Guevara que foi composta em conjunto com Gilberto Gil; “Moça Bonita”, até hoje integrante do repertório de Geraldo Azevedo, também autor da canção; e “Papel Machê”, que se tornou um hit popular na voz do parceiro João Bosco.

 

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.