sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

UFBA RECOMENDA FLEXIBILIZAÇÕES DE AULAS POR CAUSA DA VIOLÊNCIA

admin - 11/05/2022 07:40 - Atualizado 11/05/2022

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou que irá tomar medidas excepcionais para garantir a segurança dos estudantes devido a “escalada de violência” que acomete diversos bairros de Salvador nos últimos dias. A instituição recomenda aos professores, em especial aos que ministram aulas nos horários noturnos, que flexibilizem tanto quanto possível tomadas de frequência, prazos de entrega de trabalhos e realização de provas.

Essa flexibilização, no entanto, não significa suspensão de atividades, comenta a Ufba em nota. Trata-se de “um olhar cuidadoso e acolhedor ante dificuldades que possam ocorrer independentemente da vontade dos estudantes. É desejável que todos cumpram com a carga horária e as obrigações de seus cursos, mas esse compromisso não deve desconhecer contextos nos quais a segurança do discente se encontre ameaçada.”

Salvador vive em constante tensão desde o último final de semana após as mortes de policiais militares. No sábado, o soldado Alexandre José Ferreira Menezes Silva, 30, levou um tiro na cabeça e morreu enquanto trabalhava no bairro Águas Claras. De acordo com informações da PM, duas viaturas com equipes da 3ª Companhia Independente (CIPM/Cajazeiras) estavam fazendo rondas de rotina na Rua Ulisses Guimarães quando, por volta das 22h, quando foram recebidas a tiros por um grupo de homens armados. No tiroteio, dois soldados da PM ficaram feridos. Alexandre, que foi baleado na cabeça, e seu colega, Danilo Nunes Pinto Souza, atingido de raspão na orelha.

Na noite de domingo (9), outros dois policiais militares foram atacados por criminosos quando retornavam do velório de Alexandre. Eles foram alcançados no bairro Fazenda Grande I, Boca da Mata. Um dos militares foi socorrido ao Hospital Municipal de Salvador, enquanto o outro militar recebeu atendimento do Samu no local. No entanto, não resistiram aos ferimentos e morreram. Operações são realizadas pela PM em busca dos suspeitos. Até o momento, três envolvidos nas mortes dos militares já foram mortos em confronto. Outros dois foram baleados e recebem cuidados médicos.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que “que todas as forças de segurança estão atuando em conjunto para elucidar, identificar e capturar todos os envolvidos nas mortes de três policiais militares”. Ainda de acordo com a secretaria, as famílias estão recebendo assistência da instituição.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.