BAHIA: LOJISTAS E COMERCIÁRIOS ASSINAM CONVENÇÃO COM REAJUSTE SALARIAL DE 10,8%

BAHIA: LOJISTAS E COMERCIÁRIOS ASSINAM CONVENÇÃO COM REAJUSTE SALARIAL DE 10,8%

Por Redação

Em entrevista ao Bahia Econômica, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, afirma que o acordo entre lojistas e comerciários para o reajuste de 10,80% (reposição da inflação) dos profissionais do setor, assinado nesta quarta-feira, 4, serve para ‘harmonizar’ as relações trabalhistas no setor baiano. Após quatro anos sem acordo, a Convenção Coletiva de Trabalho tem validade até 2024, sendo que em 2023 já se aplicará a reposição da inflação como reajuste.

“A convenção assinada pacifica a relação capital-trabalho em Salvador, onde há quatro anos estávamos com dificuldades de conciliar aquilo que é preciso para os trabalhadores do setor. Isso mostra que as lideranças dos comerciários na Bahia estão harmonizadas, focadas em oferecer o melhor serviço ao consumidor”, disse Motta.

O acordo firmado também estabelece o pagamento dos retroativos dos anos anteriores, de forma parcelada mensalmente. A convenção ainda autoriza o trabalho aos feriados, exceto em 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro (de 2022 e 2023). Além disso,  é facultativo o trabalho nos dias de consulta popular, plebiscito ou eleições.

Assim como nos dias de domingo, segunda e terça-feira de Carnaval de 2023 (se for decretado feriado federal, estadual ou municipal). Deverá ser pago R$ 50,00 para quem trabalhar nos dias de consulta popular, plebiscito ou eleições, no domingo, segunda e terça-feira de Carnaval de 2023.

 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil