sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

RÚSSIA EXPULSA 40 DIPLOMATAS ALEMÃES EM RETALIAÇÃO

Redação - 26/04/2022 07:03

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta segunda-feira (26) ter declarado 40 funcionários de órgãos diplomáticos alemães na Rússia “persona non grata”, o que equivale ao status de expulsão. O ministério russo informou, em comunicado, ter convocado o embaixador da Alemanha em Moscou e entregado a ele uma carta sobre a decisão. A pasta afirmou se tratar de “uma resposta simétrica” à decisão do governo alemão de expulsar 40 diplomatas russos da Alemanha em 4 de abril, um dia após as imagens de civis mortos pelas ruas da cidade ucraniana de Bucha chocarem o mundo.

A carta de protesto de Moscou dizia que as declarações feitas na ocasião pela ministra do Exterior alemã, Annalena Baerbock, também eram inaceitáveis. Baerbock havia mencionado “um número significativo de membros da embaixada russa, indesejáveis que trabalharam todos os dias aqui na Alemanha contra nossa liberdade, contra a coesão de nossa sociedade”.

O Ministério das Relações Exteriores russo disse ainda que se opôs a “insinuações” que Baerbock tinha feito sobre os acontecimentos que se desenrolaram na Ucrânia. Uma análise da agência de notícias alemã dpa disse que o número de 40 diplomatas correspondia a cerca de um terço do corpo diplomático alemão na Rússia. A agência de notícias RIA informou que o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que as ações hostis contra os russos não ficariam sem resposta. A agência citou o ministério dizendo que Moscou poderia confiscar bens alemães na Rússia como resposta.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.