quarta, 08 de maio de 2024
Euro 5.4666 Dólar 5.0778

SUBSOLO DO MERCADO MODELO SERÁ TRANSFORMADO EM MUSEU

Redação - 17/03/2022 15:59

Você já foi ao subsolo do Mercado Modelo, nega? Não? Então vá! A paródia de uma das canções mais famosas de Caymmi deve correr de boca em boca após a conclusão da restauração do Mercado Modelo, anunciada nesta quinta-feira (17), ao menos essa é a expectativa da prefeitura. O subsolo é um dos pontos mais emblemáticos do edifício, uma construção de 1861, e será transformado em um museu para contar a história do local.

Em 2019, ainda na gestão do prefeito ACM Neto, foi anunciado que um projeto estava sendo desenvolvido para restaurar o prédio onde funciona o Mercado Modelo. A pandemia atrasou os planos, mas, nesta quinta-feira, o prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço para o início das obras. O investimento será de cerca de R$ 12 milhões e a previsão de conclusão é de um ano.

“É uma obra importantíssima para a nossa cidade em um momento de retomada econômica. O Mercado Modelo é um símbolo e um ícone da nossa cidade. Esse equipamento tem a capacidade de atrair, primeiros nós, soteropolitanos, e milhares de turistas do Brasil e do mundo. São mais de 110 anos de história e essa será a maior intervenção que esse espaço vai receber. Vamos restaurar, preservar a história e trazer um tom de modernidade”, afirmou.

O Mercado Modelo de Salvador, espaço para compra e venda de produtos, foi criado em 1912 e funcionava em outro prédio do Comércio, mas depois de sofrer quatro incêndios (1917, 1922, 1943 e 1969) foi transferido, em 1971, para o atual edifício, uma construção de 1861. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1966, por isso, as alterações não podem descaracterizar a estrutura.

Prefeito apresenta ordem de serviço para início imediato das obras.

As galerias repletas de sombras e contrastes dão um tom misterioso ao lugar, que será transformado em um museu. A presidente da Fundação explicou que a umidade não permite a instalação de peças de arte no local, mas que encontrou uma solução.

O Mercado terá uma sala de reunião com capacidade para 14 pessoas, salas da Guarda Municipal e da Brigada de Incêndio. Depósito de material de limpeza, palco para apresentações culturais de menor porte e posto de informações para os visitantes. O projeto levou em consideração também a sustentabilidade.

Foto: Betto Jr/ Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.