O aumento no volume do setor de serviços baiano em janeiro frente ao mesmo mês de 2021 (13,6%) foi resultado de altas ocorridas em três dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE. A maior taxa de crescimento no mês veio dos serviços prestados às famílias (29,1%), que registraram a 10ª alta consecutiva (avançam desde abril/21) e têm o melhor resultado entre as atividades, no acumulado em 12 meses (59,9%).
Mas a principal influência no sentido de puxar para cima os serviços baianos em janeiro veio de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que têm o maior peso da estrutura do setor e apresentaram o segundo maior crescimento no mês (19,0%). A atividade mostrou seu primeiro resultado positivo depois de três quedas seguidas e ainda sustenta importante alta nos 12 meses encerrados em janeiro/22 (13,3%).
Por outro lado, os outros serviços (-12,3%) e os serviços de informação e comunicação (-1,1%) recuaram e seguraram o crescimento do setor em janeiro. Os outros serviços caem seguidamente há oito meses (desde junho/21), enquanto o segmento de informação e comunicação mostrou a segunda retração consecutiva.
Foto: divulgação