O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta terça-feira (15), acompanhando o clima negativo nas bolsas externas, conforme os preços das commodities recuam em todo o mundo e aumento de casos de Covid-19 na China ameaça as perspectivas para a segunda maior economia do mundo. Às 10h48, o Ibovespa recuava 1,42%, a 108.366 pontos. Perto do mesmo horário, as ações da Vale e da Petrobras tinham queda de cerca de 2%. Na segunda-feira, a bolsa fechou em queda de 1,60%, a 109.928 pontos. Com o resultado, acumula queda de 2,84% no mês. No ano, no entanto, sobe 4,87%.
O que está acontecendo?
Os preços do petróleo ampliaram as perdas nesta terça, caindo para uma mínima de duas semanas, com o aumento de casos de Covid-19 na China ameaçando as perspectivas para a segunda maior economia do mundo. O barril de Brent caiu 7%, voltando a ser negociado abaixo de US$ 100.
Apesar dos temores de aumento da inflação global, moedas de países exportadores de petróleo, metais, milho e trigo, entre outras commodities têm sido beneficiadas pela escalada dos conflitos, já que temores de interrupção da oferta impulsionaram os preços desses produtos a máximas em vários anos. Os investidores aguardam decisões de política monetária do Federal Reserve e do Banco da Inglaterra esta semana, sendo que a expectativa é de que ambos elevem a taxa de juros.
Foto: divulgação