terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

BILIONÁRIOS RUSSOS PODEM USAR BITCOIN CONTRA SANÇÕES

Redação - 26/02/2022 09:00 - Atualizado 26/02/2022

Destacando uma frase de Matthew Sigel da VanEck, o recente artigo da Bloomberg intitulado “Criptomoeda é uma nova ferramenta em potencial para bilionários evitarem sanções” aponta que a rede do Bitcoin é livre tanto para ativistas de direitos humanos quanto para ditadores. Desta forma, bilionários russos que já estão sofrendo sanções de governos como do Reino Unido podem utilizar tal tecnologia para ignorar ações punitivas. Entretanto, o Bitcoin acompanhou a queda da moeda russa, o Rublo, não sendo porto seguro para os mesmos.

Tal assunto volta a ser discutido poucos dias após o Bitcoin começar a ser usado por caminhoneiros do Canadá que tiveram suas contas congeladas pelo próprio governo. Entretanto, agora as causas são bem diferentes. Embora o Bitcoin não tenha nenhuma espécie de censura em suas transações, a matéria da Bloomberg lembra que para obter este ativo, é preciso comprá-lo. Entretanto, exchanges centralizadas são reguladas assim como outras instituições financeiras, não sendo a melhor saída para bilionários russos que desejam evitar sanções.

Em relação aos bilionários em questão, a Bloomberg também destacou três deles em outro artigo. Gennady Timchenko, dono do Volga Group, Boris Rotenberg, fundador da Stroygazmontazh e Igor Rotenberg, sobrinho de Boris e acionista da Gazprom Bureniye. O artigo também mostra que os bilionários russos já estão perdendo dinheiro. Afinal, o rublo russo já perdeu 16% de seu valor em relação ao dólar nos últimos 7 dias, sendo 10% apenas hoje após a invasão russa sobre a Ucrânia.

Isso sem falar na Bolsa de Moscou que chegou a suspender as negociações após queda de quase 30% também nesta quinta-feira (24). Portanto, eles já perderam bilhões de dólares e pouco adiantaria estarem comprados em Bitcoin, afinal, a criptomoeda também despencou 8% hoje após o anúncio de Putin. Desta forma, mesmo que consigam evitar sanções usando criptomoedas, é difícil que consigam evitar perdas monetárias com elas, exceto se escolherem uma stablecoin lastreada em dólar.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.