sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

BIDEN IMPÕE SANÇÕES E DIZ QUE PUTIN SERÁ ‘PÁRIA INTERNACIONAL’

Redação - 24/02/2022 16:50

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, atacou os “princípios da paz mundial” e agora enfrentará um duro golpe em sua economia. O presidente americano prometeu atingir duramente a economia russa com sanções que atingirão um terço dos bancos russos.

“Temos um trilhão de bens congelados, um terço dos bancos russos serão cortados do sistema financeiro”, afirmou o americano, que descartou sancionar o presidente russo diretamente. “Sempre expusemos os planos e falsos pretextos da Rússia. Putin é o agressor, Putin escolheu essa guerra e agora ele e seu país sofrerão as consequências. Ele se tornará um pária internacional”, continuou.

Na terça-feira, o governo dos Estados Unidos, assim como a União Europeia, Reino Unido e outros aliados, anunciaram sanções contra a Rússia. As medidas americanas foram direcionadas contra dois bancos e vários oligarcas russos. Agora, Biden prometeu aumentar a lista de oligarcas russos sancionados, ampliando sanções a empresas, paralisando exportações equipamentos de alta tecnologia e, assim, “reduzindo o acesso da capacidade industrial e tecnológica russas por anos”.

Durante semanas, enquanto a Rússia concentrava dezenas de milhares de soldados e armas pesadas na fronteira da Ucrânia, Biden liderou a Otan e outros aliados europeus na tentativa de elaborar o que ele chama de sanções “sem precedentes” como dissuasão. Agora que as negociações falharam, é provável que se concentrem em atingir duramente a já instável economia da Rússia.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.