Os viadutos direcionais do BRT (Bus Rapid Transit, ou ônibus de trânsito rápido) contam com reforço na iluminação a partir deste mês de fevereiro. A nova iluminação cênica foi acionada pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), nos equipamentos que ligam a região do Itaigara à Avenida ACM.
De acordo com o gerente de Manutenção da Dsip, Igor Moreira, o investimento foi de R$400 mil em infraestrutura e reposição de cabos furtados, anteriormente. O novo projeto foi criado com o objetivo de dificultar ações de vandalismo. Para isso, conta com estrutura em eletroduto galvanizado, totalmente soldado e fixado nas vigas do viaduto.
No total, foram utilizados 160 projetores do tipo RGB (sigla em inglês para vermelho, verde e azul), que permitem uma variação de cores com programação à distância e fixação de um calendário anual, para as diversas campanhas apoiadas pela Prefeitura, a exemplo do Outubro Rosa e Novembro Azul.
Os demais viadutos do complexo também receberão iluminação cênica, contando com proteções em aço, para evitar ofuscar a visão dos motoristas que transitam no local. Projetores RGB também iluminam outros equipamentos da cidade, como as fontes luminosas da Praça da Sé, no Centro Histórico, e a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba.
Foto: Jefferson Peixoto/Prefeitura de Salvador