Por: João Paulo Almeida
Bahia econômica – Presidente, essa ação na justiça que o sindicato move contra Refinaria pode paralisar a produção?
Radiovaldo Costa – Nós não queremos a paralisação da refinaria. Queremos é saber como a empresa está chegando ao preço final do produto. Quais os critérios, qual a composição, como estão trabalhando. Para daí entender o que está acontecendo com esses sucessivos aumentos que a refinaria vem aplicando no estado. A empresa não pode querer tirar todo investimento feito na refinaria de uma hora para outra só querendo aumentar preço. Pelo menos eu acho que eles estão buscando uma lucratividade maior para cobrir esse investimento. São 70 dias que a empresa Acem está a frente dessa refinaria e os preços só aumentam. Queremos uma apuração.
Bahia Econômica – Na sua opinião o preço do combustível está próximo dos 7 reais é mais por interferência do governo federal ou do governo estadual?
Radiovaldo Costa – A principal responsável por essa situação da gasolina no país é a própria Petrobrás, que adotou uma politica de ligar o preço da gasolina ao preço do barril de petróleo dolarizado. Quando colocamos a posição do real frente ao dólar observamos esse imenso GAP que torna os derivados do petróleo acima do orçamento do brasileiro. A Petrobrás adotou uma politica forte de redução de custo em 2020 e 2021, com medidas como redução de contratos e reajuste zero aos seus trabalhadores. Porém, na outra ponta os preços continuam subindo e não pode ser assim. Nós vamos comprovar isso em fevereiro com o balanço do lucro da Petrobrás que deve ser o maior da sua história. Na Bahia acontecem a mesma coisa com a Mubadala que administra a refinaria. Ela adota o preço em dólar e o real é muito desvalorizado frente ao dólar. O governo Federal também tem sua participação nessa história. Quando eles avalizam o PPI. E ainda digo que é falsa essa história de que o ICMS do estado está interferindo no preço. O governo da Bahia não reajustou em nenhum momento o preço do ICMS do estado e o preço da gasolina continua subindo. O que mostra que o estado não tem culpa. A culpa está na dolarização do Barril feita pelo governo de Michael Temer e mantida pelo governo Bolsonaro.
Bahia Econômica – Qual a expectativa para o preço dos combustíveis nos próximos dias?
Radiovaldo Costa – Manutenção de uma alta. Ou seja ele vai continuar subindo. Nós estamos hoje com o barril de petróleo a noventa dólares e caminhando para os cem dólares e isso vai trazer direto efeito na gasolina, gás de cozinha e diesel. O problema está ai, nessa paridade. O que nós defendemos é que o preço leve em conta o custo de produção, não a cotação do dólar internacional.
Bahia Econômica – Qual a expectativa para o setor dos petroleiros em 2022?
Radiovaldo Costa – A grande expectativa para o setor é referente a venda das unidades da Petrobrás no estado. A privatização delas que trará novos investimentos. Hoje na Bahia temos os seguintes campos colocados a venda pela Petrobrás:
– Polo Bálsamo (que envolve vários campos de produção terrestre)
– Polo Araças
– Polo Buracica
– Polo Taquipe
– Polo UPGN, em Catu
– Parques , que são estações de grande porte como a Estação Recife e a Estação São Paulo
Toda esta estrutura citada acima foi denominada pela Petrobras de Polo Bahia e está à venda há um ano meio. O processo de venda não evoluiu e este Polo continua sob o controle da Petrobras.
Além desses campos temos aqueles que já foram entregues a iniciativa privada.
Campos que foram vendidos
– Polo Ventura (campos de Água Grande e de Rio Pojuca) – Vendido para 3R Petroleum em junho de 2021
– Polo Recôncavo (campos de Candeias e de Dom João ) – Este está em fase final de transição para a 3R Petroleum, com data prevista para 25/02.
– Polo Miranga – Foi transferido para a PetroReconcavo em dezembro de 2021
– Polo Remanso – Foi transferido em definitivo para a PetroReconcavo em outubro de 2021
– Polo Bacia de Tucano (campos de Conceição e de Quererá) – Foi transferido para a empresa Origem em dezembro de 2020.
Bahia Econômica – A venda da RLan tem trazido benefícios para Bahia ?
Radiovaldo Costa – Nenhum. Pelo contrario. São 70 dias que o fundo árabe está ai e a gasolina só fez aumentar no estado atingindo níveis históricos. Eu acredito que a venda da refinaria deve ser auditada para se entender o que aconteceu e quais os processos que eles estão utilizando para colocação dos preços.
Foto: divulgação