sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LEVANTAMENTO DA SEMRUSH APONTA QUE BRASILEIROS ESTÃO MAIS INTERESSADOS EM CUIDAR DO SEU BEM-ESTAR FINANCEIRO

Redação - 26/01/2022 10:30

Pesquisa realizada pela Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, evidencia que cada vez mais brasileiros estão em busca de organizar sua vida financeira. Isso é o que mostra um levantamento referente à busca online por palavras chaves relacionadas ao tema em 2021, feito a pedido da fintech Meu Acerto, que trouxe números expressivos. O estudo apontou, por exemplo, que mais de 1 milhão de pessoas buscaram pelo termo “consultar CPF”, o que demonstra o interesse dos consumidores em entender melhor sua situação financeira. Outras expressões em destaque foram “inadimplência”, com um aumento de 49%, totalizando 28 mil buscas por mês, e “negociação de dívidas”, que teve um crescimento de 86%, apesar de poucas buscas: 3 mil por mês.

Os dados referentes às pesquisas realizadas pelos usuários são, de certa forma, um retrato da inadimplência no Brasil, que alcançou  63,4 milhões de consumidores de acordo com a última edição do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil . No total, o número de dívidas no país atingiu a marca de mais de 213 milhões em outubro, chegando ao valor de R$ 253 bilhões, segundo o levantamento feito pelo Serasa.

Nesta linha, é destaque também as expressões “quitar dívidas”, que teve um aumento de 52%, e “recuperação de crédito” com um crescimento total de 60% ao mês. O cenário da pandemia nos dois últimos anos pode ter contribuído para o aumento da inadimplência,  que, por sua vez, também fez crescer o interesse e a busca dos consumidores pela reorganização desse setor tão importante na vida de cada um. Uma das maiores provas desse aumento é a busca pela palavra-chave “educação financeira”, que teve um crescimento exponencial de 300% em 2021.

Para Pedro Lima, economista e co-CEO da fintech Meu Acerto, plataforma de negociação digital de dívidas, esse estudo parece demonstrar uma nova concepção da sociedade em relação à vida financeira.  “Nos últimos meses tivemos recordes do número de inadimplentes no Brasil. E quando olhamos os números da pesquisa da Semrush conseguimos ver que cresceu também o interesse das pessoas por temas relacionados às finanças. Isso nos mostra que as pessoas estão buscando informações para não se endividarem ou para saírem da situação de endividamento que, como sempre faço questão de reforçar, é temporária..”, comenta o executivo.

Algo que reforça a percepção do economista sobre a busca dos consumidores por mais tranquilidade nas finanças é o crescimento de 50% e 90% na busca pelos termos “liberdade financeira” e “bem estar financeiro”, respectivamente. “A busca pela organização financeira deve ser uma constante. Mas é importante ver que os consumidores estão se movimentando em prol de sua saúde financeira, visando melhorar sua relação com as finanças e garantir mais bem-estar na sua vida“, finaliza Pedro.

Aumento do interesse por assuntos financeiros em números:

. consultar CPF – 1,383,333 milhão;

. inadimplência – 28,283 mil;

. negociação de dívidas – 3,208 mil;

. quitar dívidas – 2,483 mil;

. recuperação de crédito – 1,750 mil;

. educação financeira – 45,792 mil;

. liberdade financeira – 5,667 mil;

. bem estar financeiro – 209 mil;

Foto¨: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.