quarta, 15 de maio de 2024
Euro 5.5982 Dólar 5.1703

REDE DE FAKE NEWS LIGADA A BOLSONARO É DESMONTADA

Redação - 08/07/2020 17:12 - Atualizado 08/07/2020
Foto: Sérgio Lima/Poder360

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (8) a remoção de uma rede de contas e páginas, tanto na rede social quanto no Instagram, ligadas ao Partido Social Liberal (PSL) e a alguns dos funcionários nos gabinetes de Anderson Moraes, Alana Passos, Eduardo Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Jair Bolsonaro.

Ainda de acordo com a rede social, foram apagadas 35 contas, 14 Páginas e 1 Grupo no Facebook, além de 38 contas no Instagram. Cerca de 883 mil pessoas seguiam uma ou mais dessas páginas no Facebook. Em torno de 917 mil seguiam contas do grupo no Instagram e o grupo removido reunia cerca de 350 pessoas;

O grupo usava uma combinação de contas duplicadas e contas falsas para evitar a aplicação de políticas da plataforma. As contas removidas não foram divulgadas. O grupo gastou US$ 1,5 mil em anúncios por essas páginas, pagos em real. “A atividade incluiu a criação de pessoas fictícias fingindo ser repórteres, publicação de conteúdo e gerenciamento de Páginas fingindo ser veículos de notícias”, disse o Facebook em comunicado.

O Facebook afirmou que chegou ao grupo a partir de notícias na imprensa e por meio de referências durante audiência no Congresso brasileiro. Segundo a empresa, os conteúdos publicados eram sobre notícias e eventos locais, incluindo política e eleições, meme políticos, críticas à oposição, organizações de mídia e jornalistas, e também sobre a pandemia de coronavírus.

 

 

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.