quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5194 Dólar 5.1535

ITABUNA INICIA A VACINAÇÃO DE CRIANÇAS COM COMORBIDADES

Redação - 21/01/2022 12:30

Crianças entre 5 e 11 anos, com comorbidades, começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 em Itabuna, Sul da Bahia, na UniFTC. Na sexta-feira, 21, a imunização vai acontecer das 10h às 16h no mesmo local. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização é prioritária para os portadores de algumas doenças, dentre elas, diabetes, cardiopatias, obesidade mórbida, câncer, HIV Aids e Síndrome de Down. Além das deficiências permanentes, estão incluídos distúrbios na fala, audição e intelectual.

Para a criança com comorbidades tomar a vacina, os pais ou responsáveis precisam apresentar um laudo médico, com CID, assinatura e carimbo do médico. Também é necessário apresentar a documentação dos pais. Conforme a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, na próxima semana, a vacina será aplicada em crianças que vivem em abrigos, indígenas e aquelas pertencentes às comunidades quilombolas. Após essa etapa, o público de 5 a 11 anos será imunizado de forma escalonada.

De acordo com a prefeitura, no último sábado, 14, Itabuna recebeu um lote com 1.030 doses da vacina Pfizer pediátrica. A expectativa é de que 19 mil crianças tomem a vacina. A recomendação do Ministério Saúde é que após a vacina, o paciente seja monitorado por 20 minutos, para avaliar a ocorrência de efeitos adversos.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.