terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1694

BANCO CENTRAL ALERTA QUE MAIS DE 160 MIL CHAVES PIX TIVERAM DADOS VAZADOS

Redação - 21/01/2022 16:31

Foi informado pelo Banco Central do Brasil, que nesta sexta-feira (21), houve um “incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix”. Segundo o informe, os dados estavam sob guarda e responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso).

Ao todo, 160.147 chaves Pix foram tiveram seus dados cadastrais vinculados vazados. Entre as informações, constam: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, número da agência e da conta. Segundo o BC, falha pontual em sistemas da instituição financeira em questão foi a causa dos vazamentos. Dados como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas e informações sob sigilo bancário não foram vazados.

As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras. As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do vazamento serão notificadas através do aplicativo do banco ou pelo internet banking da instituição.

O Banco Central ressalta que nem as instituições participantes e nem o próprio BC usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

“Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, diz trecho do comunicado.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.