sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

OPERAÇÃO ATRAPALHOU DESEMBARQUE DE TRIGO NO PORTO

Redação - 06/01/2022 17:50 - Atualizado 07/01/2022

Uma operação “padrão” de fiscais federais agropecuários atrapalhou o fluxo de desembarque de trigo no Porto de Santos (São Paulo), segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo  (Abitrigo), associação do setor. O movimento antecipou como reivindicar reajuste salarial pode influenciar nas exportações e importações.

O problema no porto paulista envolveu a carga de dois navios, informa Rubens Barbosa, presidente da Abitrigo. Uma das cargas havia desembarcado no último domingo (02), mas não havia sido liberada por causa da operação dos fiscais, além de ocupar um espaço com a carga que impossibilita o descarregamento de outra embarcação.

O Brasil é um dos maiores importadores de trigo, comprando a maior parte da Argentina. No entanto, o país finalizou há pouco a colheita de uma safra recorde do cereal e está exportando grandes quantidades.

Conforme a Abitrigo, o Ministério da Agricultura já atuando para resolver o problema. A pasta não se manifestou ainda sobre a questão em Santos ou outros desdobramentos da operação “padrão”.

Procurada, a Santos Port Authority, empresa pública vinculada à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, não comentou o assunto. Também há preocupação no setor de carnes com o desembaraço das mercadorias para exportações devido ao movimento dos fiscais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.