quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5256 Dólar 5.1535

VISTORIAS IDENTIFICAM BARRAGENS EM SITUAÇÃO CRÍTICA E COM PROBLEMAS ESTRUTURAIS NA BAHIA

Redação - 30/12/2021 20:00

Na Bahia, as equipes de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), identificaram barragens de terra de pequeno porte em situação crítica, com níveis do reservatório no limite ou até mesmo em transbordamento, além de problemas estruturais e de manutenção.

Apenas no mês de dezembro, foram realizadas mais de 50 vistorias em munícipios baianos que têm barragens. Constatadas as irregularidades, os técnicos do órgão acionaram os responsáveis, bem como as defesas civis estaduais e municipais para adoção das medidas de segurança para a população e para o imediato reparo, com limpeza e ampliação de vertedouros (estrutura para controle da vazão e escoamento).

O monitoramento e a avaliação têm como base os municípios listados nos alertas meteorológicos disponibilizados diariamente pelo Inema. Neste momento, as equipes técnicas de fiscalização atendem denúncias de barragens irregulares que não possuem cadastro, licença ou outorga, ou seja, figuram no espaço da clandestinidade.

Estão sendo monitoradas as situações nos municípios mais afetados pelas fortes chuvas: Itabuna, Ilhéus, Itapé, Itamaraju, Vitória da Conquista, Jequié, Jussiape, Bom Jesus da Serra, Poções, Riacho de Santana, Rio de Contas, Itaquara, Jaguaquara, Barra da Estiva, Apuarema, Brejões, Ubatã, Mutuípe, Itambé, Pedro Alexandre, Ibipitanga, Itapebi, Guanambi, Barra do Choça, Botuporã, Tremedal e Barra do Mendes.

De acordo com a Sema, as barragens sob responsabilidade direta do Governo do Estado estão devidamente acompanhadas e geridas diante das condições climáticas excepcionais enfrentadas, tendo estas exercido a função de reter e/ou retardar as ondas de cheias que ocorreram em algumas bacias hidrográficas.

 

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.