sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

ENTREGA DO PRÊMIO CBPM DE MINERAÇÃO ACONTECE HOJE

Redação - 17/12/2021 09:30 - Atualizado 17/12/2021

Acontece hoje (17), a partir das 10h, a cerimônia de entrega do Prêmio CBPM de Mineração. Este ano, a Yamana Gold foi a grande vencedora da terceira edição do prêmio. A empresa, que é a terceira maior produtora de ouro do Brasil, e está situada no município de Jacobina, norte do estado da Bahia, levou o título com mais de 55% dos votos. Já como personalidade do ano, o eleito foi Sandro Magalhães, vice-presidente da Yamana Gold.

A escolha aconteceu através de votação aberta durante todo o mês de novembro, no site da CBPM, e recebeu 133,4% a mais de votos, do que em relação a premiação do ano passado. Os ganhadores serão homenageados com troféus esculpidos pelo artista plástico baiano Bel Borba.  O evento acontecerá no auditório da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e também contará com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da CBPM ( https://youtu.be/5gfSePt24Lk).

Para o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, a premiação é um momento muito importante para ressaltar a importância da mineração e a votação expressiva deste ano representa a consolidação da premiação.“O prêmio CBPM é uma forma que encontramos para homenagear as mineradoras e personalidades do setor, por tudo que eles fizeram e os impactos positivos que eles trouxeram para a mineração na Bahia esses anos. Temos muitas empresas e personalidades que seriam merecedoras desse prêmio, mas a vitória da Yamana e do Sandro foram mais do que justas”, destaca Tramm.

Em 2021, a Yamana foi destaque pelas ações socioambientais realizadas nas comunidades vizinhas de onde está instalada. Em Jacobina, a empresa desenvolve o Programa de Desenvolvimento Comunitário que prevê melhorias nas comunidades de Jaboticaba e Itapicuru como, por exemplo, a implantação de internet de fibra óptica, a reforma e reconstrução das casas e a pavimentação asfáltica. Além disso, a mineradora implantou diversas ações sustentáveis em suas operações que visam a economia de energia elétrica, o reuso de 95% da água utilizada, a realização de compostagem dos resíduos gerados na empresa, dentre outras ações que visam uma melhor relação da empresa com a comunidade e o meio ambiente.

“É uma satisfação muito grande podermos participar, junto com outras mineradoras baianas, do Prêmio CBPM de Mineração. A mineração na Bahia vem crescendo e se destacando no país e a parceria da CBPM tem sido fundamental para mostrarmos, inclusive, que ser sustentável é uma premissa para trabalhar no ramo da mineração hoje em dia”,  comemora Sandro Magalhães, vice-presidente de Operações Brasil & Argentina da Yamana Gold e ganhador do título personalidade do ano na mineração.

A liderança nata, que está levando a Yamana a outro patamar na mineração do Brasil e da Argentina, e os trabalhos desenvolvidos com a comunidade foram alguns dos diferenciais que levaram Sandro Magalhães à conquista do título de personalidade do ano na mineração. “Mesmo com todos os desafios que temos enfrentado ao longo dos últimos dois anos, conseguimos obter grandes avanços e conquistas. A Yamana possui programas muito intensos voltados à sustentabilidade do setor e, a cada ano, damos um grande passo para continuar trabalhando com alto desempenho, segurança e responsabilidade socioambiental. Nossas ações visam refletir um conjunto de valores que compartilhamos com nossos colaboradores e comunidades, incluindo honestidade, transparência e integridade”, ressalta Magalhães.

Além dos representantes da Yamana Gold, o evento contará com a presença de representantes da área de Meio Ambiente e Comunidade, da Mineração Caraíba e de participantes do Projeto Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura, desenvolvido pela instituição. Durante o evento eles apresentarão o projeto e também a venda de produtos que  são produzidos pela cooperativa.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.