domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SALVADOR REALIZA MUTIRÃO DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NA SEXTA

Redação - 16/12/2021 09:00 - Atualizado 16/12/2021

Salvador registrou mais 32 casos da influenza H3N2 nas últimas 24 horas. Para conter o avanço do vírus, a prefeitura realizará na sexta-feira, 17, um mutirão de vacinação contra a gripe. A estratégia completa será divulgada na quinta-feira, 16. Estão habilitados para receber a dose do imunizante trabalhadores da saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas; e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.

Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021. Por conta do mutirão que será realizado na capital baiana, a estratégia de vacinação contra a Covid-19 estará suspensa no respectivo dia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital baiana já totaliza 109 ocorrências de gripe notificadas em 2021, sendo que 106 aconteceram entre o final de novembro e início de dezembro.

“Serão mobilizadas todas as equipes que atuam no processo de imunização para intensificar a vacinação da gripe na cidade. É uma medida para ampliar a cobertura vacinal no município com o intuito de conseguir quebrar a cadeia de transmissão do vírus da influenza na capital e, assim, reduzir os impactos do surto em nosso sistema de assistência de urgência”, explicou o titular da SMS, Leo Prates.

De acordo com a médica infectologista da pasta, Adielma Nizarala, a manutenção das medidas sanitárias adotadas para prevenção do coronavírus também é eficaz para proteger contra a doença. Ela afirma ainda que a gripe pode evoluir complicações graves. “Manter o uso da máscara, a lavagem contínua das mãos e o distanciamento social são medidas que ajudam a reduzir os riscos de transmissão da gripe. Os sintomas desse subtipo de vírus são semelhantes aos das outras síndromes gripais clássicas, como febre alta, inflamação da garganta, dores no corpo, coriza e tosse persistente. Em alguns casos, a doença pode evoluir para um quadro mais grave com necessidade de cuidados hospitalares mais intensivos”, declarou Nizarala.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.