A alta inflação do varejo na indústria nacional, combinada com a desvalorização do real, tem feito os lojistas optarem pela comercialização de produtos importados. Esse levantamento foi feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As informações são do CNN Brasil. Em relação ao Natal de 2020, em uma cesta de oito categorias de produtos típicos da ocasião mostra que a importação cresceu em um volume médio de 19% de toneladas, a partir de dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), nos meses de setembro a novembro.
Seis das oito categorias analisadas mostraram aumento de importação. O maior crescimento ocorreu no setor de perfumes, que saltou de cinco toneladas trazidas para o país no trimestre, em 2020, para 33 no mesmo período deste ano. O levantamento também aponta alta de 60% na importação de brinquedos, 21% na de oleaginosas, como castanhas, nozes, avelãs e amêndoas, e 12% na de peças de vestuário e de 3% nas carnes processadas, como as que passam por processos e salga ou defumação, casos de tênder, presuntos e peito de peru. Só houve queda em vinhos e espumantes (4%) e frutas típicas (26%), como cereja e figo.
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