domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CERTFORUM 2019 DISCUTE O FUTURO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL ICP-BRASIL 

Redação - 20/09/2019 13:35

Os cases de sucesso com o uso do certificado digital nos padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e o futuro do setor de certificação estarão em pauta no 17º CERTFORUM. O maior evento do país sobre certificação digital nos padrões da ICP-Brasil ocorre nos dias 25 e 26 de setembro, em Brasília. Pela primeira vez, o CERTFORUM reunirá representantes do Mercosul para discutir as oportunidades e os desafios da assinatura digital nos países. Além de apresentações sobre o crescimento do mercado da certificação digital e os novos normativos do setor, o CERTFORUM ainda apresentará cases de sucesso do uso do certificado digital ICP-Brasil tanto no setor privado quanto no público.

O CERTFORUM é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI (autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República), em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid. Tecnologia de grande relevância para a desburocratização e digitalização do país com segurança, a certificação digital nos padrões da ICP-Brasil completou 18 anos em agosto de 2019. Atualmente, são mais de 8,4 milhões de certificados digitais no modelo da ICP-Brasil ativos, sendo que aproximadamente 3,6 milhões foram emitidos apenas este ano, até agosto.

A segurança da ICP-Brasil já está presente nas versões digitais de diplomas universitários, da carteira nacional de habilitação, de certidões de nascimento e de vacinação. Além de ser utilizado em sistemas do governo federal como o e-CAC para a prestação de compromissos tributários junto à Receita Federal. Diversas categorias profissionais como médicos, advogados, contadores, militares também fazem uso do certificado digital em suas rotinas, proporcionando interoperabilidade de dados e desburocratização de processos.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.