sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

‘AINDA NÃO VI MORTES RELACIONADAS À ÔMICRON’, DIZ OMS

Redação - 03/12/2021 11:50

Desde que foi descoberta em novembro na África do Sul, a variante Ômicron vem preocupando a Organização Mundial da Saúde (OMS), os países e está causando impactos na economia mundial. No entanto, não há relatos de mortes associadas à nova variante. A afirmação foi de Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, em uma entrevista coletiva.

Nesta sexta-feira, a OMS recomendou os países a aumentarem a capacidade de saúde e vacinarem seu povo para combater o aumento de casos de Covid-19 causados pela variante Ômicron, dizendo que as restrições às viagens podem os ajudar a “ganhar tempo”, mas por si só não é a resposta contra a variante.

Desde que foi descoberta na África do Sul, vários países fecharam suas fronteiras e restringiram voos vindos da região sul do continente africano como uma tentativa de evitar a transmissão da nova cepa. No entanto, mais de 20 países já identificaram a Ômicron em seu território, inclusive o Brasil, que tem cinco casos confirmados.

— Os controles de fronteira podem ajudar a ganhar tempo, mas cada país e cada comunidade deve se preparar para novos surtos — disse Takeshi Kasai, diretor da OMS para o oeste do Pacífico, em uma coletiva de imprensa. — As pessoas não deveriam confiar apenas nas medidas de fronteira. O mais importante é se preparar para essas variantes com potencial de alta transmissibilidade. Até agora, as informações disponíveis sugerem que não precisamos mudar nossa abordagem.

Kasai pediu aos países que vacinem totalmente os grupos vulneráveis e adotem medidas preventivas, como o uso de máscaras e o distanciamento social. A Ômicron foi listada como uma “variante de preocupação” pela OMS e os cientistas ainda estão coletando dados para estabelecer quão grave e contagiosa é.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.