NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS PODE JÁ ESTAR NO BRASIL

NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS PODE JÁ ESTAR NO BRASIL

A Omicron, variante do coronavírus identificada na África do Sul e considerada “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde, pode já estar circulando no Brasil, segundo informou o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres nesta sexta-feira, 26.

Ele reiterou que nenhum caso no Brasil foi confirmado. “Realmente a possibilidade existe, não temos como dizer que é zero chance de já estar no Brasil, que não é possível. A possibilidade de termos algum caso que não tenha sido identificado existe, é uma possibilidade, mas até o momento não existe”, disse Barra Torres em entrevista à CNN Brasil.

Nesta sexta, a Agência publicou nota técnica recomendando ao governo a suspensão de voos de seis países africanos: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Bolsonaro, no entanto, descartou a adoção da medida.

A variante B.1.1.529 causa preocupação, por já ter identificadas 50 mutações — algo nunca observado antes — das quais mais de 30 na proteína “spike” (a “chave” que o vírus utiliza para entrar nas células e alvo da maioria das vacinas contra a covid-19).