quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

ASSEMBLÉIA DA ONU: BOLSONARO SE REÚNE HOJE COM MINISTROS E LIDERANÇAS POLÍTICAS MUNDIAIS

Redação - 20/09/2021 06:50 - Atualizado 20/09/2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve se reunir hoje com lideranças mundiais e com ministros que o acompanham para traçar metas do seu discurso amanhã(21) que marca a abertura da Assembleia-Geral das Organizações Unidas.

A expectativa é que Bolsonaro fale sobre vários temas.  Entre os quais meio ambiente, turismo, agronegócio, além de ações do governo brasileiro no combate à pandemia. Sobre a viagem ele disse. “A viagem foi tranquila. No discurso, rei falar sobre meio ambiente, turismo, agronegócio e as ações do governo no combate à pandemia. O texto, que já está pronto, será tranquilo e bastante objetivo. Irei apenas dar um novo polimento. Devo falar por cerca de 20 minutos e, a princípio, eu farei o discurso de improviso”, destacou Bolsonaro.

Na visita a Nova York , estão previstas reuniões bilaterais com alguns países. Na segunda, Bolsonaro se reunirá com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, no Consulado do Reino Unido em Nova York. Na terça, haverá uma reunião com o presidente da Polônia, Andrzej Duda. Ainda na terça o chefe de estado brasileiro terá um encontro com o secretário-geral da ONU, António Guterres, antes do discurso de abertura às 9h da manhã. Bolsonaro deve retornar a Brasília às 21h.

Boris Johnson: De acordo com agenda oficial, divulgada na tarde deste domingo, 19, pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom) a primeira reunião do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em Nova York, vai ser com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Bolsonaro embarcou nesta manhã para os Estados Unidos, a fim de participar da 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o comunicado, a comitiva do presidente chega à maior cidade dos Estados Unidos no fim da tarde deste domingo. O fuso horário entre os dois países é uma hora a menos. Bolsonaro fará o discurso de abertura do debate geral da assembleia, na terça-feira, 21, às 10h (horário de Brasília). Como é a primeira versão da agenda, podem haver alterações. O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) assumirá a Presidência interinamente até o retorno do chefe do Executivo, previsto para a próxima quarta-feira, 22.

A Assembleia Geral da ONU deve reunir mais de 100 líderes na sede da organização, em Nova York. Neste ano, o evento vai ser realizado no modelo híbrido, com participações virtuais, gravadas e presenciais, diferentemente da edição passada, que foi 100% virtual devido à pandemia de coronavírus. Bolsonaro está entre os 60 chefes de Estado dos países integrantes da ONU que não informaram, oficialmente, se foram vacinados contra a Covid-19.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.