CENTRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA É INAUGURADO EM PORTO SEGURO

CENTRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA É INAUGURADO EM PORTO SEGURO

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), inaugura no sábado (11) o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Costa do Descobrimento e Extremo Sul. Na oportunidade, uma loja para comercialização de produtos de 88 empreendimentos econômicos solidários, de 21 municípios baianos, entrará em funcionamento. O ato solene está previsto para acontecer, às 18h, na Avenida Portugal, n.º 224, Centro, em Porto Seguro.

Aproximadamente 1.500 famílias serão beneficiadas diretamente pela instalação do Cesol na região. O espaço multifuncional tem como meta oferecer ações de assessoria técnica, apoio à comercialização e comunicação, microcrédito assistido, qualificação e distribuição de insumos e equipamento para grupos, associações e cooperativas do território da Costa do Descobrimento e do extremo sul baiano. Os empreendimentos beneficiados serão inseridos em redes de comercialização, em mercados convencionais e nas lojas fomentadas e apoiadas pelo Cesol.

Os municípios contemplados com a assistência técnica do novo Cesol são: Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Alcobaça, Caravelas, Ibirapoã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. A gestão do espaço será realizada pela organização social Associação Beneficente Josué de Castro.

O Cesol é um equipamento de política pública da Setre que promove a sustentabilidade dos empreendimentos econômicos solidários, através da oferta da assistência técnica socioprodutiva, valorizando o conhecimento e as potencialidades locais para que os grupos, associações e cooperativas tenham a capacidade de organização, numa perspectiva de autogestão pautada nos princípios da economia solidária e cooperativismo.

 

Foto: Divulgação