sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EXTINTA A DENÚNCIA CONTRA SENADORES POR HUMILHAÇÃO A NISE

Redação - 31/08/2021 19:15

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), extinguiu denúncia contra o presidente e vice-presidente da CPI da Pandemia – Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), respectivamente – por supostamente terem humilhado a médica Nise Yamaguchi, durante depoimento na comissão. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

A denúncia foi repassada à Justiça pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves. Yamaguchi é suspeita de integrar um “gabinete paralelo” no Ministério da Saúde. O documento afirmava que a médica tinha sido alvo de violência psicológica e “agredida psicologicamente e humilhada” durante o depoimento que prestou ao Senado, no início de junho.

O caso passou pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, mas foi enviado ao gabinete de Barroso por envolver pessoas com foro privilegiado. O ministro avaliou que o processo não tinha como prosseguir, uma vez que a denúncia em questão não foi feita por “pessoa legitimada para este fim”, contrariando o regimento da Corte.

Em outros processos, Yamaguchi pede indenizações de R$ 160 mil a Aziz e ao senador baiano Otto Alencar (PSD), alegando ter sofrido danos morais.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.