quinta, 09 de maio de 2024
Euro 5.5441 Dólar 5.1424

TRANSALVADOR REALIZA AÇÃO PARA ALERTAR SOBRE MORTES NO TRÂNSITO

Redação - 11/12/2020 16:45

Para lembrar pessoas que perderam as vidas em acidentes, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, apresentou nesta sexta-feira (11) uma peça artística no Farol da Barra. O encontro contou com as presenças do superintendente de trânsito, Fabrizzio Müller, da gerente de Educação para o trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, e do representante da Bloomberg em Salvador, Fernando Pinto Coelho. No local foi instalada, temporariamente, uma escultura criada pelo artista plástico cearense Marcelo Santiago, composta por sucatas de veículos e objetos pessoais encontradas em cenas de acidentes, formando um painel com o número 133, quantidade de mortos no trânsito de Salvador em 2019. O tema global da ação este ano é “Lembre-se. Apoie. Contribua”.

“O objetivo é conscientizar a população de que acidentes e mortes no trânsito podem ser evitados. A escultura é um pouco chocante, pois as pessoas que passam pelo farol veem nela materiais de crianças. Mas é uma realidade que tem matado. Salvador já chegou a somar quase 300 mortos no trânsito em anos anteriores. Embora esse índice tenha caído – foi 133 em 2019 -, ainda é um número inaceitável”, destacou Fabrizzio. O painel também visa prestar homenagem às vítimas de acidentes e seus familiares, em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data é lembrada sempre no terceiro domingo de novembro, que este ano aconteceu no dia 15 de novembro e coincidiu com o primeiro turno das eleições municipais. Por este motivo, a ação foi adiada para este mês.

Além de Salvador, uma mesma escultura será instalada, provisoriamente, em Recife, que também é parceira da Bloomberg no Brasil. Diversas cidades da América Latina como Fortaleza (CE), Quito e Guayaquil, no Equador, Bogotá, na Colômbia, Buenos Aires, na Argentina, já receberam esse tipo de projeto.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.