sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

UNIVERSIDADE BAIANA CRIA COTAS PARA DETENTOS E EX-PRESIDIÁRIOS

Redação - 22/07/2021 15:00 - Atualizado 22/07/2021

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) decidiu aprovar a criação de mais uma vaga por cotas destinada a pessoas em situação de privação de liberdade (detentos), egressos do sistema prisional e para refugiados. Também foram atualizadas medidas e ajustes na aplicação da reserva de vagas nos fluxos dos processos seletivos. A UFSB é a primeira universidade a criar este mecanismo no Brasil.

As adequações foram apresentadas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) em sessão do Consuni de 18 de junho de 2021, após discussões com a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac) e avaliação do Comitê de Acompanhamento da Política de Cotas (CAPC) da UFSB. A resolução 12/2021 foi publicada em 23 de junho.

Pessoas egressas do sistema prisional, ainda em privação de liberdade, e também refugiados – pelas mais diversas razões – poderão acessar a vaga supranumerária via SiSU e Colégios Universitários. Haverá uma para cada curso, turno e campus da instituição.

Em comunicado, a universidade informou que “o programa de ações afirmativas da UFSB é um dos mais destacados e reconhecidos nacionalmente por meio da atuação institucional no debate sobre a política de cotas. Os ajustes, portanto, surgem no sentido de fortalecer o papel da UFSB como instituição que valoriza e prioriza as políticas de ações afirmativas enquanto princípio – previsto, inclusive, no estatuto da universidade.”

 

 

 

 

Foto-Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.