quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

IGREJA HISTÓRICA SERÁ REABERTA EM ITAPARICA HOJE (28)

Redação - 28/06/2021 07:29

A Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento, localizada no centro da Ilha de Itaparica, será reaberta, na próxima segunda-feira (28). Ela estava fechada há três anos e quatro meses e foi totalmente reformada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As obras foram iniciadas em 1 de fevereiro de 2018 e o investimento para a restauração foi de R$ 9,3 milhões, segundo a prefeitura de Itaparica.

“No contexto turístico e religioso, vai ser fundamental a reabertura da Igreja, que é um símbolo do catolicismo. Vai ser extremamente importante e mais um atrativo turístico para a cidade. Há muito tempo ela estava fechada e as pessoas estavam sentindo falta”, declara o prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira (PTB). Antes da reforma, até água da chuva entrava na igreja, que data do século XVIII. “Ela estava muito degradada, com vários problemas estruturais, no altar, no telhado. Tudo estava muito debilitado. Quando chovia, molhava tudo internamente. E agora ficou a coisa mais linda”, afirma o prefeito. A igreja já tinha sido restaurada em 2012, também pelo Iphan.

Para a reabertura, uma cerimônia será realizada na Igreja, às 10h. Estarão presentes o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, o prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira, a presidente do IPHAN, Larissa Peixoto, o secretário especial da Cultura, Mário Frias, o ministro da Cidadania, João Roma, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e outras autoridades.

A primeira missa celebrada, após a revitalização, acontecerá durante a tarde, às 16h, sob a presidência do Cardeal Dom Sergio. “A restauração contemplou imagens, altar, telhado, e foi implantada uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldades de locomoção. Essa reforma tentou manter as características originais da Igreja, mas também tentou se adaptar à realidade de hoje. É uma Igreja que guarda os elementos antigos, mas também atende aos padrões de segurança dos dias atuais”, afirmou o pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento, padre Rosalvo Humildes. Em virtude da pandemia, tanto a cerimônia de reabertura quanto a missa serão restritas. Os fiéis poderão acompanhar pelo canal youtube.com/santissimotv. (Correio)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.