ENTREVISTA – SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA (SSP) DA BAHIA, RICARDO MANDARINO

ENTREVISTA - SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA (SSP) DA BAHIA, RICARDO MANDARINO

Por: João Paulo Almeida 

Bahia Econômica – A inclusão dos polícias no grupo prioritário da vacinação trouxe qual beneficio positivo para classe?

Os servidores da Segurança Pública desempenham vários papéis essenciais durante a pandemia, não só no combate à violência, como diversas ações sociais que tem ajudado a levar um pouco de alento a milhares de famílias que passam por dificuldades devido à pandemia. Logo, a aplicação de vacina nesse público, além de um ato de valorização e proteção destes profissionais, também garante a manutenção das atividades essenciais.

BE- Como o senhor avalia o trabalho dos polícias no enfrentamento da pandemia?

A Polícia Baiana e o Corpo de bombeiros são exemplos de profissionalismo para todo o Brasil. Além de garantirem o cumprimento dos decretos que visam a redução dos índices de contaminação da Covid-19 no estado e atuarem também no apoio a outras ações preventivas,  os profissionais estiveram na linha de frente ao longo desse mais de um ano de pandemia, sem direito a home office, tendo de lidar com os riscos inerentes à profissão, e agora, o risco de contaminação.  A SSP fez e mantém várias campanhas voltadas para a prevenção para que, mesmo nas ruas, as equipes mantenham os cuidados. Também houve a multiplicação de ações sociais voltadas para o público mais vulnerável, como a distribuição que quentinhas, cestas básicas e materiais de limpeza.

BE- Como estão os preparativos da policia da Bahia para trabalhar na contenção de aglomerações durante os festejos juninos?

Como a realização de festas está proibida  em todo o estado por conta da pandemia, nossos esforços serão no sentido de fiscalizar para que não haja aglomeração e no combate aos eventos ilegais. Infelizmente ainda há muito desrespeito aos decretos e a polícia tem atuado de forma firme na conscientização das pessoas e na condução de algumas delas, quando se faz necessário, inclusive com a apreensão de equipamentos sonoros.

BE- Quantos polícias serão deslocados para o interior do estado durante o período?

Esse número logo será definido.

BE- Qual será o tamanho do investimento nessa operação?

Esse número logo será definido.