O Brasil teve uma queda de 11% nos assassinatos nos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Em janeiro, fevereiro e março, foram registradas 10.663 mortes violentas, contra 12.007 no primeiro trimestre de 2020. Ou seja, 1.344 a menos. Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
Os dados mostram que a Bahia foi um dos estados do Brasil com alta no número de mortes no país. Em março a taxa na Bahia ficou na faixa de De 3,1 a 4, considerada uma das mais altas pelo monitoramento. A nota da Bahia foi de 3,43, no Índice por 100 mil habitantes. Foram 510 crimes violentos ao todo. No nordeste a Bahia só teve uma taxa menor do que o Rio Grande Norte que obteve uma nota de 3,56, com 125 crimes violentos, segundo dados do monitoramento.
No Brasil, a queda acontece após um 2020 violento, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. No ano passado, o país teve uma alta nos assassinatos após dois anos consecutivos de queda. Agora, apenas cinco estados contabilizam uma alta: três no Nordeste (Maranhão, Paraíba e Piauí) e dois no Norte (Pará e Roraima).
Veja o infográfico da Bahia
Foto: divulgação