sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

ACESSO DE EMPRESAS A CRÉDITO É AMPLIADO NO INTERIOR DA BAHIA

Redação - 06/05/2021 10:28

Seis municípios do interior da Bahia passam a contar com um novo serviço da Federação Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/FIEB) será instalado nos municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro. A iniciativa faz parte das ações do Projeto de Apoio à Competividade das Micro e Pequenas Empresas na Bahia, desenvolvido pelas duas entidades, e marca a interiorização do acesso ao crédito e o fortalecimento do NAC/FIEB, que até então funcionava apenas em Salvador.

A interiorização das atividades, bem como a ampliação do acesso ao crédito, são pilares da gestão da FIEB. A expectativa é que os resultados sejam potencializados, em maiores atendimentos, capacitações, cartilhas informativas e interlocução com as instituições financeiras parceiras. Com a maior atuação em diversas regiões do estado da Bahia, o objetivo também é fortalecer as ações institucionais da FIEB, Sebrae.

A implantação de unidades do NAC/FIEB no interior chega em um momento crucial para os pequenos empreendimentos, face ao recrudescimento da crise econômica gerada pela pandemia. Ana Paula Almeida, gestora do NAC, destaca o papel do crédito para as micro e pequenas indústrias. “No atual contexto econômico, é crucial para suprir as necessidades do dia a dia, para girar o negócio e ampliar perspectivas de investimento, em especial, na manutenção e expansão das atividades industriais”, lembra.

De acordo com Ana Paula, a necessidade de crédito se acentuou de maneira vertiginosa, ao mesmo tempo em que a dificuldade de acesso ao crédito tornou-se um dos principais entraves à sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos baianos.

O gerente da Unidade de Projetos Especiais Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, ressalta a importância de o empresário, aliado ao acesso a crédito, ter também acesso a capacitação para que possa aplicar o recurso da melhor maneira. “Sabemos da relevância do crédito para as micro e pequenas empresas, sobretudo nesse período de pandemia. Nesse sentido, a aproximação entre as instituições financeiras e o empresário é fundamental”, pontua.

 

Foto: Reprodução/Fecomércio MG

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.