terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1924

INDÚSTRIA SENTE AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA

Redação - 12/04/2021 14:30 - Atualizado 12/04/2021

Vários setores da economia apresentam resultados negativos neste primeiro trimestre e a indústria recuou mais uma vez a intenção em lançar produtos. O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial para o mês de março apresentou queda de -9,8% na comparação com o mês anterior no dado livre de efeitos sazonais. No acumulado de 12 meses o índice apresenta queda de -4,1%. O índice mede a intenção da indústria brasileira em lançar novos itens no mercado a partir da solicitação de códigos de barras, que são atribuídos pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

“Em março do ano passado, iniciávamos as restrições de atividades no país, o que impactou diretamente a economia nacional, com reflexos no índice de atividade industrial”, analisa Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Agora em março de 2021, observamos uma recuperação em relação ao ano anterior, mas vale considerar que as restrições se intensificaram novamente, o que pode impactar na confiança da indústria e consequentemente no índice para os próximos meses.”

Os setores analisados apontam alguma recuperação da intenção de lançar produtos:

Índice nas regiões do país:

Entenda o Índice GS1

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

  • ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
  • DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:

  • Todo 1º dia útil do mês
  • Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
  • Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
  • Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
  • Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
  • Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.