domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LÉO PRATES EXPLICA CRITÉRIOS PARA PORTADORES DE COMORBIDADES

Redação - 07/04/2021 07:30 - Atualizado 07/04/2021

Em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metrópole, o secretário municipal de Saúde, Léo Prates, explicou o que está sendo pensado para quando chegar o momento de vacinar os grupos prioritários compostos pelos portadores de comorbidades. Entre os 22 casos estabelecidos como prioridade pelo Ministério da Saúde apenas os pacientes renais crônicos já foram vacinados. “É a fase mais complexa da vacinação. Primeiro porque é preciso ter um controle muito grande para evitar fraudes. E segundo é que existem mais 21 comorbidades que precisam ser vacinadas”, avalia o secretário.

Prates explica que não é qualquer condição de saúde que dará direito à vacinação prioritária e que o planejamento de Salvador vai seguir as determinações federais. “Não é qualquer comorbidade que vai ter o direito à vacinação nesse momento, São 22 tipos e no grau estabelecido pelo ministério. Por isso a necessidade de ser feito por um  controle por profissional médico”, apontou.

Para evitar possíveis fraudes, outra preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Prates explicou que além de iniciar a vacinação por quem já utiliza o sistema público de saúde – e que por tanto já tem documentação comprovando as condições de saúde, a prefeitura ainda está elaborando parceria com o Conselho Regional de Saúde da Bahia (Cremeb). “Estamos construindo parceria com o Cremeb. com a fiscalização do Ministério Público. A ideia é pedir ao profissional médico para controlar as fraudes e o médico é quem vai inserir as comorbidades em um site que estamos elaborando’. Os detalhes da parceria devem ser anunciados pelo prefeito Bruno Reis.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.