terça, 07 de maio de 2024
Euro 5.4666 Dólar 5.0785

DAY TRADE: CONHEÇA OS RISCOS DA PRÁTICA QUE VIROU MODA

Redação - 02/02/2021 07:45

Durante muitos anos, as pessoas associavam à imagem da bolsa de valores apenas homens engravatados, donos de grandes empresas e pessoas com grande poder aquisitivo. Entretanto, já faz um tempo que pessoas “comuns” descobriram que para investir não é preciso estar em uma sala rodeada de monitores com números e setas, e o day trade é um dos principais responsáveis por essa mudança.

Em uma tradução livre, day trade significa “transação do dia”, e é designado às operações de compra e venda de ações no prazo máximo de um dia – ou em um único pregão. Essa é uma das modalidades mais arriscadas, justamente por buscar ganhos imeditaos. No Brasil, a prática vem ganhando fama e o número de adeptos avança a passos largos. Porém, cada vez mais pessoas sem experiência no mercado financeiro estão se tornando day traders – como são chamadas as pessoas que investem na modalidade – o que pode ser desastroso para a maioria.

O ânimo com a possibilidade de fazer dinheiro rápido pode ser destruido com a mesma facilidade, caso a pessoa se arrisque no day trade sem conhecer mecanismos fundamentais do mercado. É preciso entender que esse modo de investimento é de curtíssimo prazo, e que quem tem vantagem nesse tipo de oeração são as grandes instituições e investdiores, que possuem milhões de reais aplicados em tecnologias como a de negociação e de computação de dados, além de contar com pessoas especializadas para coordenadar as aplicações.

Visto todo o aparato que os gigantes da bolsa possuem, é muito improvável que pessoas físicas que estão investindo de casa, do próprio computador, precisando efetuar manualmente cada manobra, consigam ser favorecidas com os ganhos do day trade, sendo quase impossível gerar uma quantia expressiva dessa forma. A melhor opção para quem está iniciando a jornada do mundo dos negócios é apostar em longo prazo, aplicar em um investimento bem diversificado e segurar o dinheiro o máximo que for possível.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.