domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

VINDA DE PACIENTES DE MANAUS NÃO TRAZ RISCOS DE NOVA CEPA DO VÍRUS PARA BAHIA, DIZ SESAB

Redação - 28/01/2021 18:01 - Atualizado 28/01/2021

Após o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta especular a possibilidade da nova variante do cororonavírus se espalhar no país e provocar um agravamento do quadro epidemiológico no Brasil com transferências de pacientes manauaras para outros estados do Brasil, incluído a Bahia, a secretaria da Saúde da Bahia se posicionou sobre o assunto.

A assessoria da secretária de Saúde (Sesab) explicou que as possibilidades são mínimas de que isso aconteça no Estado, baseado nos termos impostos pela Sesab para a ajuda humanitária. “Os primeiros pacientes que devem ser transferidos para Bahia, são pessoas que apresentam um quadro clínico com outras comorbidades, ou seja, com outras doenças, com intuito de liberar leitos para paciente em Manaus. Esgotada essa possibilidade, os pacientes positivados para Covid que podemos receber são aqueles com mais de 10 dias de internamento, sem gravidade. E como os pacientes com o coronavírus são testados diariamente para a doença, a nova cepa seria detectada antes que fossem transferidos para a Bahia”, pontua assessoria.

Até o momento, a Bahia ainda não recebeu nenhum paciente oriundo de hospitais de Manaus, segundo assessoria da pasta, e não há previsão para esse procedimento, pois depende de um remanejamento organizado por Ministério da Saúde.

Foto: Sesab

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.