domingo, 12 de maio de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1588

INADIMPLÊNCIA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS CAI EM AGOSTO

Redação - 28/09/2021 15:50 - Atualizado 28/09/2021

A inadimplência das micro e pequenas empresas recuou 0,9% em agosto ante julho, com 5,33 milhões de negócios desse porte com o nome no vermelho, conforme levantamento da Serasa Experian.

Segundo a pesquisa, negócios desses segmentos também se tornaram menos insolventes, ou seja, saíram da situação de não ter meios para pagar o que devem, com destaque para os setores de comércio e indústria, ambos com diminuição de 1%. Em serviços, houve recuo de 0,7%.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a disponibilização, a partir de julho/21, de linhas de crédito criadas especificamente para as micro e pequenas empresas negociarem suas dívidas podem ter impactado favoravelmente o índice. “Os donos de negócios estão em busca de auxílio para lidar com suas pendências financeiras. Por isso, o recuo observado não reflete uma melhora para as empresas, mas sim um alívio temporário, já que os empreendedores ainda devem encontrar muitos desafios diante ao quadro econômico do país”.

A análise por região apontou que o Norte teve o melhor desempenho sobre a retração da inadimplência, caindo mais que a média geral (-5,0%). Na sequência vêm Sudeste (0,9%), Centro-Oeste (-0,7%), Sul (-0,3%) e Nordeste (-0,1%).

Considerando os negócios de micro, pequeno, médio e grande porte, foram registradas 5,83 milhões de empresas insolventes em agosto deste ano. “Ainda assim, o cenário de inadimplência revela retração (-0,7%), já que em julho o número marcava 5,87 milhões”, mostra a Serasa.

 

Foto: Reprodução/ Shutterstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.