Em 2019, 414 dos 417 municípios baianos possuíam alguma forma de serviço de atendimento ao público a distância. O número cresceu em relação ao observado em 2014, quando 407 municípios dispunham de algum tipo de serviço. Os três únicos municípios do estado que informaram não ter nenhuma forma de atendimento ao público a distância, em 2019, foram Inhambupe, Jussiape e Muquém de São Francisco.
A forma mais comum de atendimento remoto ao público, por parte das prefeituras, ainda era o telefone, utilizado pela administração de 367 cidades em 2019. Mas a Internet vinha em segundo lugar e bem próxima, utilizada por 354 municípios. O correio convencional ficava em terceiro, citado por 167 cidades. Já a comunicação entre prefeituras e cidadãos por meio de smartphone/ celular ainda estava engatinhando no ano passado. Dos 417 municípios baianos, 269 não disponibilizavam nenhuma forma de comunicação específica por esses canais (64,5% do total ou quase 2 em cada 3 cidades).
Nos 148 municípios restantes, a forma de comunicação mais comum eram os websites adaptados para dispositivos móveis ou desenhados em versão mobile (citados por 107 municípios). Apenas 18 prefeituras baianas disseram ter criado aplicativos para a população, em 2019. Em 21 municípios do estado, outros organismos ou cidadãos criaram aplicativos a partir de dados disponibilizados pela prefeitura. Em 2019, na Bahia, 181 municípios (43,4% do total) aceitavam solicitações de serviços públicos pelo telefone; 105 (25,2%), pelas redes sociais; e 93 (22,3%), pelo website da prefeitura. Em apenas 25 municípios (6,0% do total), as solicitações podiam ser feitas via aplicativo de celular.
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