segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5738 Dólar 5.1649

PETROBRAS ANUNCIA VENDA DA REFINARIA DE MATARIPE

Redação - 05/11/2020 13:27 - Atualizado 05/11/2020

A Petrobras está deixando a Bahia e venderá todos os seus ativos nos próximos meses. A informação está na coluna do jornalista e economista Armando Avena ( veja aqui) que conversou com o Diretor de Relacionamento Institucional da Petrobras, Roberto Furian Ardenghi. Segundo Ardenghi, a venda da RLAM – Refinaria Landulpho Alves para o fundo árabe Mubadala deverá ser assinada em dezembro.

O Mubadala, que controla também a petroquímica espanhola Cepsa que vai operar a refinaria, deve pagar cerca de 2,5 bilhões de dólares, pela Refinaria de Mataripe. Neste momento, está se processando  a rodada final da fase vinculante, na qual as empresas que apresentaram propostas tem mais uma oportunidade de fazer uma oferta melhor do que a do fundo Mubadala.

A venda inclui o Terminal de Madre Deus, o Temadre, que é atualmente o maior porto do Nordeste movimentando 20 milhões de toneladas e quatro terminais portuários no estado: Candeias, Itabuna, Jequié e Madre de Deus. Além de 669 km de dutos que integram a rede da refinaria, incluindo oleodutos ligando a RLAM ao Terminal Madre de Deus e oleodutos longos ligando a RLAM aos Terminais de Jequié e Itabuna e também o oleoduto  ligando a RLAM ao Complexo Petroquímico de Camaçari.

A Petrobras também deu início à venda. A estatal deu início também a venda do Polo Bahia Terra, um conjunto de 28 campos de produção terrestre, com 1.700 poços em operação. (Veja aqui)

Com isso, a Petrobras não terá mais ativos na Bahia, mas o Furian  garante que todos os empregos serão preservados embora haja a possibilidade de transferência de trabalhadores para outros estados.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.