quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

USP CONFIRMA TREMOR NO RECÔNCAVO BAIANO

Redação - 20/08/2020 19:59

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou que ocorreu um ‘pequeno sismo’ na região de São Félix, vizinha de Cacheira. A confirmação veio após o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília dizer que nenhum abalo de magnitude relevante foi detectado na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, na noite da última quarta-feira (19).

O tremor, segundo o órgão, aconteceu às 18h51 no horário de Brasília, e teve magnitude de 1.6 mR. “O tremor foi registrado em 2 estações sismográficas da RSBR e foi localizado com a ajuda de pessoas que sentiram o tremor e mandaram seus relatos pra gente”, divulgou o Centro, em nota.

Já o observatório afirmou em nota que fez uma busca entre estações que cobrem, respectivamente, mais de 200 km e mais de 300 km de distância, e nada foi localizado. “Com essa cobertura é possível detectar, com certeza, qualquer evento com magnitude superior a 2 mR. Sendo assim, podemos afirmar que não foi registrado nenhum evento em Cachoeira nesse período com magnitude superior a 2. Se houve um terremoto, foi pequeno (baixa magnitude) e não foi possível registrá-lo”, afirma.

O Centro de Sismologia esclareceu ainda que tremores pequenos são relativamente comuns no Brasil e podem ocorrer em qualquer lugar. “Normalmente não trazem nenhum perigo a não ser um pouco de susto a população. Não é possível saber a natureza ou a causa destes pequenos abalos. Normalmente são causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre”, diz o texto divulgado pelo grupo de pesquisa nas redes sociais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.