quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

BOLSONARO REVOGA MP SOBRE NOMEAÇÃO DE REITORES

Redação - 12/06/2020 17:00 - Atualizado 12/06/2020

O presidente Jair Bolsonaro revogou nesta sexta-feira (12) medida provisória que permitia ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomear reitores para universidades e institutos federais sem consulta prévia à comunidade acadêmica durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a decisão de Bolsonaro foi tomada após forte reação do Congresso. Nesta sexta-feira (12), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também se mostrou contrário e devolveu a MP ao governo, sem avisar a Bolsonaro, e anulou os efeitos da norma.

 

Ainda segundo a publicação, desde o ano de 1988, apenas três MPs foram devolvidas pelo Legislativo, nos governos de José Sarney, Lula e Dilma Rousseff. O fato inusitado teria levado, inclusive, o presidente a telefonar para Alcolumbre, nesta sexta (12). O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, informou que Bolsonaro atendeu sugestão do presidente do Senado ao revogar o texto, mas a própria devolução já tinha o poder de anular os efeitos da MP.

 

 

 

Foto_-Carolina-Antunes-PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.