quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

BRASIL ESTÁ ENTRE OS PAÍSES QUE PARTICIPAR DA ÚLTIMA FASE DA VACINA DA UNIVERSIDADE DE OXFORD CONTRA COVID-19

Redação - 03/06/2020 12:00 - Atualizado 04/06/2020

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, colocou o Brasil entre os países que terão pessoas testadas com a vacina para o coronavírus. O pedido foi feito a Anvisa que autorizou e a decisão foi publicada nesta terça-feira (2), em edição extra do Diário Oficial da União. O  estudo clínico no Brasil será para a terceira fase de testes da vacina desenvolvida.

A vantagem dessa vacina em relação a todas as outras que estão sendo testadas é que ela só precisaria de uma dose, diferente das demais que necessitariam de 2 doses. O Brasil foi escolhido não só porque tem laboratórios qualificados, mas também porque está na fase crítica da doença. Caso o estudo seja aprovado, o Brasil poderá produzir a vacina internamente.

Os estudos iniciais não clínicos em animais e os estudos clínicos de fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina foram realizados na Inglaterra e os resultados demonstraram que o seu perfil de segurança foi aceitável.

A vacina ChAdOx1 nCoV-19, conhecida como AZD1222, usa um vetor viral baseado em uma versão enfraquecida do resfriado comum (adenovírus) contendo o material genético da proteína spike Sars-CoV-2. O vetor de adenovírus recombinante (ChAdOx1) foi escolhido para gerar uma forte resposta imune a partir de uma dose única sem causar uma infecção contínua no indivíduo vacinado.

Foto: Paula Froes/ GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.