quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

FERNANDO SÉRGIO DA SILVA BADARÓ – MÉDICO INFECTOLOGISTA PROFESSOR DA UNIFACS

admin - 30/03/2020 07:00

Por: João Paulo Almeida 

BAHIA ECONÔMICA- QUAIS AS PRECAUÇÕES QUE DEVEMOS TER PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO COM CORONAVÍRUS?

Fernando Badaró – A medida isolada mais eficaz, é a quarentena, porque se a população de isola nas suas casas a transmissão comunitário não acontece. Lembrando que a higienização das mãos com álcool gel ou água e sabão é também eficaz, bem como todas as superfícies tocadas pelas mãos ao exemplo de chaves de carro e casa, botões de elevadores embalagem de produtos dinheiro carteira etc.

Por outro lado, a transmissão aérea também é importante, pois as gotículas que se formam na respiração até um metro, um metro e meio de distância, podem conter o vírus, e contaminar o rosto a boca, os cabelos. Neste caso o uso de máscaras comuns pode evitar contaminar as pessoas e em grande aglomeração de pessoas devem utilizar toucas para proteger os cabelos e cabeça.

 

BE- QUAL NATUREZA E A ORIGEM DESSE VÍRUS?

FB – Existem especulações que falam em vírus de morcego ou serpentes, mas é provável que seja um coronavírus, que são de animais, que tenha sofrido uma mutação e transmitido para os humanos, a exemplo do coronavírus causador da SARS no início deste século que causou a primeira epidemia do século 21.

 

BE- POR QUE ELE TEM SE ESPALHADO TÃO RÁPIDO EM LOCAIS DO MUNDO?

FB – Ele se espalhou tão rápido devido a capacidade de contágio numa população totalmente susceptível e a globalização mundial. Hoje viajamos mais intensamente e mais rápido. Pode se cruzar o mundo em 12h. As pessoas aprenderam muito sobre vírus mas não aprendemos o mais simples, a prevenção.

 

BE- O CORONAVÍRUS SE PROPAGA MAIS LENTAMENTE NO CALOR ?

FB – Não. Ele se propaga nos países dos trópicos também.

 

BE- O CORONAVÍRUS É PERIGOSO PARA GESTANTES?

FB – Ainda não se sabe ao certo. Tem poucos relatos em gestantes. Vamos analisar e conhecer mais sobre isso aqui no Brasil.

 

BE- QUAL TEMPO DE SATURAÇÃO DO CORONAVÍRUS NO SER HUMANO?

FB – A viremia pode variar de 10 a 12 dias nos casos brandos, de 3 a 6 semanas em casos graves. Em paciente assintomático não se sabe ainda.

 

BE- QUAIS AS DIFERENÇAS DO CORONAVÍRUS PARA UMA GRIPE NORMAL?

FB – Esse vírus difere de uma gripe comum devido a contagiosidade que é maior que gripe e pela taxa de letalidade. Quanto aos sintomas febre alta, dor de garganta e obstrução nasal, sintomas comuns a ambas, mas coriza não é muito comum, diarréia também pode preceder os sintomas além de pneumonia bilateral e falta de ar compõe os casos graves.

 

BE- QUANTO TEMPO MAIS OU MENOS TEREMOS UMA VACINA PARA COMBATER ESSE VÍRUS?

FB- Uma vacina para este vírus deve levar de 10 a 18 meses

 

BE- QUAL A LINHA DE PESQUISA QUE DEVE SER ADOTADA PARA SE FAZER ESSA VACINA?

FB – Existem várias linhas de pesquisa. Uma delas é com atenuação de um vírus vivo, que é necessário teste em cobaias de em humanos. Também pode estudar os tipos de anticorpos dos pacientes que tiveram a doença e se buscar anticorpos protetores para criar uma vacina recombinante (a base de proteína sintética do vírus) ou uma semissintética aplicada em ovos de frangos geneticamente susceptível.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.