sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BAHIA É O ESTADO COM MAIOR CRIAÇÃO DE EMPRESAS DO NORDESTE

admin - 20/01/2020 16:31 - Atualizado 20/01/2020

O empreendedorismo no Nordeste está em ascensão. É o que mostra o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, divulgado recentemente. Segundo o estudo, apenas em outubro de 2019 foram mais de 51,7 mil de empresas criadas, número superior ao das regiões Norte (14,2 mil) e Centro-Oeste (26 mil) e que perde apenas para o Sudeste (161 mil), ficando próximo ao do Sul (53,8 mil). Se comparado ao mesmo período do ano passado, os nordestinos empreenderam 36,5% mais que os restantes dos brasileiros.

A Bahia, maior estado da região, se destaca com 31,5% novos negócios a mais em outubro 2019, em comparação com o mesmo mês em 2018. Para Daniel Miranda, gerente-geral da Azulis, startup facilitadora para microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas e médias empresas, os dados refletem uma necessidade no local: “Com 15,3% de desemprego (IBGE, 1º trimestre de 2019), o Nordeste enxerga no empreendedorismo a chance de gerar renda. Em nossa plataforma, notamos a sua expressiva representatividade: de todos os pedidos de maquininhas de cartão que recebemos, 23% partem da região, dos quais, 29% são da Bahia”, revela o executivo.

A plataforma da fintech, que é integrante do Grupo Red Ventures, identificou, ainda, que o setor que mais inspira os pedidos de maquininhas é o de comércio de comidas e bebidas e que o tipo preferido é o sem chip, que é mais barato e precisa de um aparelho celular para realizar as transações, por conta do uso de dados móveis. “Esse modelo é o mais indicado para pessoas físicas e autônomos. Isso encaixa-se com o perfil de empreendedor do Nordeste, que cria negócios por necessidade e busca custos menores. No entanto, é necessário ficar atento. Maquininhas que são mais baratas na aquisição podem ser as mais caras a longo prazo, por conta das taxas praticadas por transação”, ressalta Miranda.

Para manter os novos negócios abertos e fazê-los crescer, o especialista afirma que o mais importante é planejar. “Ofereceremos comparadores de maquininhas de cartão, empréstimos, contas digitais e cartões de crédito com a finalidade de apoiar os empreendedores em suas escolhas, que devem ser pensadas e embasadas em suas necessidades”, finaliza Miranda.

 

Foto: Thinkstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.