sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1615

VISITA A MUSEUS DO CENTRO HISTÓRICO AUMENTA COM O VERÃO

Redação - 08/01/2020 15:04

O roteiro dos museus da cidade é um dos preferidos pelos turistas que visitam Salvador na temporada de verão, em busca de programação cultural. Em áreas de grande concentração turística, como o Centro Histórico, a circulação pelos museus cresce significativamente. E há vários deles nas imediações da Praça Municipal, Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Pelourinho.

No Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia, no Palácio do Rio Branco (Praça Municipal), que tem entrada gratuita. “A média de visitantes por dia tem sido de 300 nestes dias de verão e os turistas correspondem a cerca de 60% do público”, informou o museólogo Wladimir Teixeira Lima, responsável pelo local.

Dividido em duas alas – República Velha e República Nova –, o memorial tem como acervo objetos de ex-governadores da Bahia doados por seus familiares, como medalhas, documentos, espadas e ombreiras, além de uma pinacoteca com 46 quadros. Há ainda painéis informativos e um monitor com exibição de vídeos.

“Gostei especialmente dos quadros dos governadores, da história e dos vídeos”, disse o californiano da cidade de Oakland (EUA), Sam Even, que visita a Bahia pela primeira vez. Aproveitou a passagem pelo memorial para assistir a uma apresentação de samba de viola das senhoras do Grupo Eterna Juventude, que reuniu muitos turistas na ala de entrada do palácio.

“Já passei por Florianópolis, Santarém e Rio de Janeiro, mas achei muito interessante a cultura da Bahia, é diferente de tudo o que vi no Brasil”, afirmou Sam Even. Turistas da Argentina, da China, da Hungria e até da Letônia, como Martins Laiko, que veio à Bahia com a paulista Laiana Rodrigues, estão entre os estrangeiros que circulam pelo memorial neste verão.

Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.