domingo, 12 de maio de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1588

VAREJO PERDE FÔLEGO E CRESCE 1,41% EM SETEMBRO, APONTAM CNDL

Redação - 09/10/2019 09:15 - Atualizado 09/10/2019

Após retomar a trajetória de crescimento em 2018, o comércio varejista apresentou desempenho mais tímido no último mês de setembro.

Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Indicador de Atividade do Varejo cresceu 1,41% no acumulado em 12 meses até setembro deste ano.

No mesmo mês do ano passado, a atividade do segmento varejista havia sido um pouco maior, com alta de 1,60%. Já nos anos anteriores, em meio a recessão econômica, os dados estavam no vermelho, com queda sucessivas de -1,37% em 2017, -5,89% em 2016 e –3,42% em 2015. Os dados do indicador também mostram que apesar do crescimento no último mês, o ritmo de alta na atividade do varejo está menor do que o verificado nos primeiros meses de 2019, que encerrou janeiro com avanço de 2,88% e manteve nos meses seguintes altas próximas a faixa de 2%.

“Os números comprovam a tendência de recuperação do comércio após amargar perdas no auge da crise econômica. No entanto, o ritmo ainda é lento e demandará tempo para superar o patamar anterior à recessão. Fatores como renda e desemprego, que avançam timidamente, são essenciais para que a atividade varejista possa mostrar resultados mais vigorosos”, explica o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

O Indicador de Atividade do Comércio é construído a partir do volume de consultas de CPFs e é um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor, abrangendo os segmentos varejistas de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos, entre outros.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), a data comemorada no feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida, deverá trazer um grande fluxo de pessoas aos shoppings e um aumento nas vendas de até 8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ainda segundo pesquisa da Social Miner/Opinion, 58% dos entrevistados pretendem fazer compras no Dia das Crianças, sendo que, de acordo com o levantamento, 72% disseram que devem comprar brinquedos para dar de presente.(Veja aqui)

Foto: reprodução

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.