quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.4853 Dólar 5.1164

“O CERTO ERA TER APOIADO CIRO GOMES” , DIZ RUI AO CRITICAR PT

Redação - 16/09/2019 15:24 - Atualizado 16/09/2019

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), em entrevista à revista Veja, é um dos críticos da estratégia de seu partido no último pleito ao Palácio do Planalto. Em 2018, o PT insistiu na candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sabendo que o ex-presidente, preso em Curitiba, não poderia concorrer em virtude da Lei da Ficha Limpa, sancionada por ele próprio em junho de 2010.

“O certo era ter apoiado Ciro Gomes lá atrás”, afirmou o governador, ressaltando que ele e o ex-governador baiano Jaques Wagner defendiam essa estratégia antes do início da campanha presidencial do ano passado.

O comentário gerou reação. Em resposta, a Executiva Nacional do PT emitiu nota afirmando que “se o eventual apoio do PT a Ciro Gomes, à época, já não se justificava porque nunca foi intenção dele constituir uma alternativa no campo da centro-esquerda, hoje menos ainda, dado que ele escancara opiniões grosseiras e desrespeitosas sobre Lula, o PT e nossas lideranças”.

No mesmo dia, a presidente nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), tuitou que “está claro porque Ciro fugiu para Paris em 2018 após o primeiro turno: não aceitou o jogo democrático”.

O ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT-CE), ficou com o terceiro colocado no pleito de 2018, atrás de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Veja Também: A entrevista de Rui Costa e da fila de presidenciáveis do PT

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.