sexta, 17 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

BOLSONARISTAS ENCARAM MANIFESTOS COM IRONIA, DIZ FGV

Redação - 08/08/2022 07:16 - Atualizado 08/08/2022

Segundo levantamento feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), os manifestos em defesa da democracia foram recebidos com desprezo e ironias por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais. Os dados foram coletados no Twitter entre 25 de julho e 2 de agosto e correspondem a 1,9 milhão de interações.

Segundo o relatório, a bolha da direita bolsonarista foi responsável por 52,72% desses tuítes. “O grupo formado por lideranças políticas, jornalistas e influenciadores ligados ao presidente Jair Bolsonaro criticou as cartas em defesa da democracia, com destaque para um tuíte irônico do presidente dizendo que assinou a carta, que teve o maior volume de compartilhamentos dentro do grupo”, afirma o relatório.

Também houve referências ao fato de o organizador de um dos manifestos, o presidente da Fiesp, Josué Gomes, ser filho do ex-vice-presidente de Lula, José Alencar. Os perfis pró-Bolsonaro afirmaram ainda que o presidente vai vencer as eleições ainda no primeiro turno e divulgaram a convocação para o ato do dia 7 de setembro como um exemplo de compromisso com a democracia.

Já a esquerda foi responsável por 32,54% das interações no período. Nesse grupo, destacou-se a desistência da candidatura do deputado federal André Janones (Avante-MG) e seu apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Menções ao favoritismo de Lula nas pesquisas eleitorais e comparações entre o seu governo e o governo Bolsonaro, especialmente com relação ao preço dos alimentos e dos combustíveis, também compõem o debate dentro do grupo”, afirma o relatório.

Por fim, os chamados perfis da “terceira via”, com apoiadores de Ciro Gomes (PDT) à frente, tiveram 13,94% das interações. “O grupo formado por lideranças políticas e jornalistas criticou a ausência de Bolsonaro e Lula no primeiro debate eleitoral”, afirma o relatório. Os dois candidatos, contudo, ainda avaliam participar do evento, marcado para 28 de agosto. “Os usuários ainda expuseram seus motivos para votarem no presidenciável e argumentaram que Lula e Bolsonaro representam um mesmo projeto e tem poucas diferenças”, diz o documento da FGV.

Foto: Alan Santos/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.